Pesquisa identificar? falta de m?o-de-obra

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página: 10

Entidades empresariais de Blumenau farão um levantamento para identificar o tamanho de um problema conhecido: a falta de mão-de-obra para funções que exigem qualificação técnica. O Núcleo de Escolas Profissionalizantes da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) está articulando a contratação de uma empresa especializada em pesquisas para diagnosticar a falta de profissionais. - Nós percebemos a carência generalizada nas indústrias de Blumenau. A partir da pesquisa, direcionaremos ações para compensar esta falta de qualificação, seja com cursos profissionalizantes, no Ensino Médio ou em nível Fundamental - explica o diretor para Assuntos de Comércio e Turismo da Acib, Bruno Nebelung. A Paninox, que fabrica produtos em aço inoxidável, enfrenta problemas para encontrar funcionários especializados. As quatro vagas que a indústria abriu no último mês - mecânico montador, soldador, auxiliar de produção e polidor - ainda não foram preenchidas. - A empresa está crescendo, investindo em máquinas e aumentando a produção e não estamos conseguindo avançar no quesito qualificação de mão-de-obra - constata o diretor, Adelcio Panini. Para suprir a deficiência, a Paninox tem oferecido cursos internos de aperfeiçoamento profissional. A mesma estratégia está sendo adotada pela Electro Aço Altona. Segundo a analista de Recrutamento e Seleção da companhia, Andressa Knaesel, é difícil encontrar profissionais com capacidade técnica para usinagem e operação de tornos. A Altona está investindo em um novo curso interno de qualificação, onde os empregados vão aprender técnicas de processos industriais e qualidade. No setor têxtil, o problema se repete. Segundo o gerente de Recursos Humanos da Coteminas, Celso Gonzaga, o maior fantasma para a empresa é contratar pessoas capazes de lidar com máquinas modernas, como teares a jato de ar e operadores de fiação. Outra dificuldade para a indústria têxtil é identificar costureiras que trabalhem bem em máquinas automáticas. - Para suprir esta imensa necessidade, temos recrutado as pessoas e feito um treinamento de 60 a 120 dias, em que elas recebem salário normal, mas estão em processo de formação - explica.

Onde se preparar
Confira os principais cursos voltados à indústria em Blumenau:
Cedup
- Duração: 20 horas
- Mensalidade: R$ 220
- Inscrições: até 9 de outubro
Fonte: Professor Marcos da Silva, do Centro de Educação Profissional (Cedup)