Exportadores querem reaver R$ 13 bi em cr?ditos de ICMS

Veículo: Folha de S?o Paulo
Seção: Dinheiro
Página: B3

Os exportadores vão pedir ao governo federal apoio aos Estados para receber os créditos de ICMS acumulados nos últimos anos. A dívida é avaliada em R$ 13 bilhões. Para tanto, o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) elaborou o estudo "Para resolver o problema do ICMS retido dos exportadores", encaminhado ontem ao governo. Josué Gomes da Silva, presidente do Iedi e da indústria têxtil Coteminas, diz que "o governo federal pode, e deve, fazer alguma coisa para ajudar os Estados a ressarcir os exportadores". Os grandes prejudicados hoje são os exportadores de bens de maior conteúdo tecnológico e de valor agregado, diz o Iedi. Para Júlio Gomes de Almeida, diretor-executivo do Iedi, o governo federal dispõe hoje de uma folga fiscal suficiente para "fazer algo pelos exportadores". Essa folga é resultado do aumento real da carga tributária no primeiro semestre deste ano, de R$ 13,1 bilhões em relação ao mesmo período de 2006. Para o Iedi, o ressarcimento não precisaria ser feito de uma só vez, mas em cinco anos, por exemplo. O importante, segundo o economista José Roberto Afonso, é que haja regras claras para o acerto da dívida até agora e para que o problema não se repita no futuro. Quanto ao acerto com o passado, os Estados poderiam fazer leilões para quem quisesse receber primeiro -quem aceitasse o maior desconto receberia antes.