Lecimar Malhas aposta em cole??es diferenciadas para se manter entre as mais bem estruturadas t?xtei

Veículo: Noticenter
Seção: Moda

Investimentos em maquinário de última geração, coleções com peças criativas e inovadoras desenvolvidas internamente e equipe de vendas qualificada e atuante em todo o território nacional. Estas são as principais estratégias adotadas pela Lecimar Malhas, de Jaraguá do Sul, para compartilhar espaço no cenário têxtil com gigantes e tradicionais empresas catarinenses do setor.
Com 20 anos de atuação, a Lecimar acumula uma carteira de 12 mil clientes, grande parte deles nas regiões Sul e Sudeste e em países do Mercosul, e 4.500 pontos de venda. Para chegar a esse número, a empresa investiu forte na qualidade de seus produtos. O parque fabril, que conta com 4.500 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir até três milhões de peças por ano, está equipado com máquinas têxteis de alta tecnologia, que fabricam malhas com fio penteado, agilizando a produção e garantindo mais durabilidade e qualidade no acabamento das coleções. Outras medidas são tomadas para manter a Lecimar como uma das mais bem estruturadas empresas de malhas da região, informa a diretora de marketing Tayse Schmitz. “Contamos com profissionais na área de desenvolvimento que acompanham as tendências da moda no mercado nacional e internacional”, complementa a executiva, em entrevista ao Noticenter. Tayse também destaca a equipe de representantes da Lecimar, que apresenta diretamente aos clientes as coleções e as novidades da empresa, e as empresas que prestam serviços de terceirização. “Estas empresas seguem rigorosos padrões de qualidades da Lecimar e os seus serviços são constantemente supervisionados por uma equipe interna”, garante a diretora de marketing.
TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO
Para garantir um produto de alta qualidade aos seus clientes, a Lecimar investe em máquinas de corte e costura automatizadas, máquinas de bordados e máquinas eletrônicas de bolso. “Nossos equipamentos proporcionam aos colaboradores um melhor rendimento em seu trabalho”, destaca Tayse. Todo o processo de produção é desenvolvido na própria empresa, desde a tecelagem da malha até o acabamento final da peça. A parte de modelagem é totalmente desenvolvida por um software que garante a precisão e a redução de desperdícios no corte da malha. “Buscamos sempre manter o mesmo nível de produção durante todo o ano”, explica a diretora de marketing. As matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos são de alta qualidade. Os fios utilizados são adquiridos de grandes fiações nacionais. “Eles garantem que nossos produtos sejam confortáveis e tenham um design moderno”, conta Tayse. A diretora da Lecimar ainda ressalta a ousadia da empresa para se manter em um mercado tão competitivo. “Mantemos contatos diretos com nossos clientes através do e-mail marketing, onde apresentamos novidades e respondemos a críticas e sugestões”, conta a executiva.
AMPLIAÇÃO
A Lecimar está investindo na ampliação de seu parque fabril, que atualmente tem 4,5 mil metros quadrados de área e capacidade para processar 50 toneladas de malha por mês. Depois das obras, que têm previsão para ficaram concluídas no final do ano, a empresa deverá aumentar em cerca de 20% a capacidade produtiva. A estimativa é que 100 novos empregos sejam gerados com a ampliação.
SOBRE A LECIMAR
Fundada em 1987, a Lecimar Malhas iniciou suas atividades com apenas três máquinas de costura e dois colaboradores, em um prédio alugado. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor na época, a pequena empresa já desenvolvia o seu primeiro mostruário com coleção própria. “A qualidade sempre foi primordial na fabricação das roupas”, destaca Tayse. Uma das primeiras preocupações da empresa foi montar uma estrutura de vendas para os produtos, que sempre tiveram boa aceitação no mercado. Depois de 20 anos, a Lecimar conquistou clientes em diversas regiões do Brasil. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os campeões de vendas da têxtil. Hoje a empresa conta com um quadro de 200 colaboradores e uma equipe de estilistas em constante contato com clientes e com as exigências do mercado, contando com materiais atualizados de pesquisas. Em 2006, a Lecimar apresentou um crescimento de 12% em seu faturamento. Para 2007, a meta é chegar aos 15% de acréscimo.