Cativa T?xtil dribla crise do d?lar e registra aumento nas exporta??es

Veículo: Cativa Moda
Seção:
Página:

As dificuldades com o dólar não comprometeram as exportações da Cativa Têxtil que vê a produção escoada para o exterior aumentar. No primeiro semestre, o acréscimo foi de 30% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, as vendas externas passam a responder por 15% de todo o faturamento da fábrica catarinense. De tudo o que é encaminhado para fora do Brasil, 73% diz respeito à venda dos produtos das coleções Cativa e apenas 27% são produtos com desenvolvimento especial.  A direção da empresa acredita que a diferenciação nos resultados está na aceitação da coleção brasileira em outros países. “Como a Cativa visa também a distribuição externa, acaba desenvolvendo produtos para atender igualmente ao público internacional, em sintonia com os mais variados desejos”, afirma a diretora comercial, Cátia Maria Sprung.   Uma das marcas mais exportadas atualmente é a linha Fido Dido, que está representando 23,32% em número de exportações. A organização de Pomerode tem o licenciamento oficial da marca desde 1999 – sendo este produto da Honest Entertainment LLC. As peças apresentam detalhes modernos, com estilo street, que atraem com facilidade o público jovem. A coleção com o personagem Fido Dido, hoje, representa quase 20% de todo faturamento da Cativa Têxtil. Em segundo lugar no ranking de exportações estão os produtos Cativa Mulher, Cativa (adulto feminino, infantil e juvenil feminino e masculino) e Cativa Mais – marcas próprias que levam o nome da empresa na frente. Estas coleções respondem por 22,07% das exportações. A linha básica da empresa, chamada Cativa In Colors, está em terceiro lugar no ranking com 15,74%.
FIDO DIDO
A marca é representada pelo personagem Fido Dido que foi esboçado pela primeira vez em um guardanapo, num bar de Nova York, em 1985. Segundo suas criadoras, Susan Rose e Joanna Ferrone, Fido vem do Latin “fedelis”, que significa leal, fiel. Dido surgiu depois, pertencia a uma rainha da Cártago, e ficou conhecido por ser muito alegre e brincalhona. A junção dos dois nomes aconteceu naturalmente, assim como o desenho no guardanapo. A propriedade da Fido Dido é baseada na arte minimalista e em preto e branco que retrata o personagem um homem comum nos dias atuais.
CATIVA TÊXTIL
De origem familiar, a Cativa Têxtil surgiu em setembro de 1988. Era uma pequena empresa, com apenas quatro máquinas de costura em um galpão alugado em Pomerode. Hoje, são centenas de funcionários e a contribuição ativa na sociedade onde está inserida. Não à toa, participa como parceira da Escola Especial Pomerode (Apae). É uma forma de investir no potencial humano, independentemente de sua condição. A Cativa Têxtil também é uma empresa Amiga da Criança. A organização participa do programa brasileiro que tem como objetivo engajar empresas para uma atuação social em favor da criança e do adolescente, em especial na prevenção e erradicação do trabalho infantil.