Real Bordados investe em m?quina

Veículo: Noticenter
Seção: Moda

A Real Bordados, de Blumenau, está revolucionando o processo de produção de etiquetas auto e termocolantes. A empresa investiu cerca de R$ 1 milhão em equipamento, infra-estrutura de apoio, treinamento e marketing para oferecer serviços exclusivos de estamparia digital. Através de processos industriais próprios, ela consegue mesclar efeitos especiais, produzindo artigos diferenciados que unem estampa, bordados e aplicações diversas. Com uma impressora especial, importada dos Estados Unidos, a empresa ampliou a capacidade de produção para dois milhões de unidades por mês. A máquina, única no Sul do país, é capaz de imprimir 45 metros quadrados de tecido por hora. As impressões digitais executadas pela Real Bordados podem ser aplicadas em peças de roupa, acessórios de moda ou etiquetas. Para clientes na área de confecção, a empresa presta serviços de bordado e impressão sem a preocupação com a quantidade. Uma das grandes vantagens da impressão digital, além da qualidade, é a possibilidade de fazer peças em quantidades pequenas a baixo custo, o que permite aos clientes a criação de artigos exclusivos.
Em entrevista ao Noticenter, o diretor da empresa, João Marcos Dalla Rosa, explica que o novo equipamento, aliado à tecnologia da impressão digital, revolucionou o processo de produção de etiquetas. “Ganhou-se muito em todo o processo de desenvolvimento do produto”, assinala. O trabalho é personalizado e se caracteriza pela perfeição do acabamento e pela riqueza de detalhes. “Podemos desenvolver um produto com grande valor agregado”, explica Dalla Rosa. “Contrariamente ao processo tradicional, onde pode levar dias para ficar pronto, o produto final na impressão digital fica pronto muito mais rápido”, completa. Os benefícios da estamparia digital são inúmeros. Não há limites de cores, tamanhos e quantidades. O uso de quadros para gravação é dispensado. A impressão é feita através de pigmentos resistentes à luz e à fricção e não gera resíduos, num processo ecologicamente correto. A qualidade da imagem é fotográfica, o que proporciona mais beleza e durabilidade ao trabalho final. Com todas essas vantagens, a Real Bordados espera aumentar a média de crescimento registrado nos últimos anos, que tem ficado entre 15% e 20%. A empresa também busca, com a impressora especial, desenvolver padrões próprios de tecidos, utilizados em todos os produtos de sua linha.

PRODUTO PATENTEADO É A APOSTA DA EMPRESA

A Real Bordados desenvolveu um produto inovador e diferenciado. Trata-se de uma etiqueta autocolante, também chamada de sticker. Dall Rosa conta que existe um grande mercado a ser explorado por esse produto, que já foi patenteado pela empresa. “Queremos nos tornar uma grande referência com esse tipo de item”, espera. Desenvolvidos para decorar materiais escolares e escritórios em geral, os stickers são coláveis em diversos tipos de superfícies e podem ser descolados e aplicados novamente inúmeras vezes. Atualmente eles já são distribuídos para o Rio de Janeiro e, em breve, devem ser comercializados em todo o país.

SOBRE A REAL BORDADOS

Fundada em 1991, a Real Bordados iniciou suas atividades com uma máquina de bordar, prestando serviços para terceiros. Na época, a empresa apostava na terceirização de processos como uma tendência. Isso acabou se confirmando não só na região, uma das maiores em termos de capacidade de bordado, como também em todo o Brasil. A partir de então, a empresa cresceu e se especializou, mudando de endereços e ampliando seu parque industrial para uma área industrial de 1.200 metros quadrados. Ao longo dos anos, a Real Bordados se tornou referência nacional em termos de bordados, tanto pela qualidade de seus serviços como pelo aspecto de vanguarda em termos de tecnologia.