Governo libera as verbas do PAC

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Pol?tica
Página: 7

Estado garantiu R$ 533 milhões em recursos para executar obras em oito municípios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou sexta-feira R$ 533,7 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Santa Catarina. O montante será usado pelo governo do Estado e oito municípios, entre eles, Blumenau e Itajaí. Toda a verba é destinada para saneamento básico e urbanização.

A cerimônia de assinatura dos convênios ocorreu no Palácio do Planalto com a presença de uma comitiva catarinenses e de outros 10 Estados mais o Distrito Federal, que também foram beneficiados. O grupo catarinense foi liderado pelo governador Luiz Henrique da Silveira. O governo do Estado recebeu R$ 193 milhões.

Os prefeitos de Blumenau, João Paulo Kleinübing, e de Itajaí, Volnei Morastoni, participaram da solenidade. Os outros municípios envolvidos também mandaram representantes. Blumenau recebeu R$ 40 milhões para saneamento básico. Itajaí foi contemplada com R$ 109 milhões para obras de saneamento e urbanização de comunidades carentes.

A liberação das verbas é feita por etapas e sempre após as prefeituras prestarem contas sobre o que foi executado com a parcela anterior. O governador Luiz Henrique da Silveira destacou que o governo federal está tentando encontrar formas de desburocratizar a liberação.

- O presidente tem nos dito que serão eliminadas fortemente as exigências burocráticas para que os valores possam se transformar na execução de obras - observou Luiz Henrique.

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, destacou que as obras precisam sair do papel, caso contrário o governo poderá até desviar a verba para outras áreas.

- O recurso é liberado por andamento da obra. Ninguém coloca dinheiro algum sem que a obra ande - avisa.