Fiscais retomam trabalho no porto

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página: 10

Servidores federais agropecuários mantêm estado de greve, mas aceitam voltar enquanto negociam
Os fiscais federais agropecuários do Porto de Itajaí voltaram sexta-feira ao trabalho, mas ainda em estado de greve. Edimardo Raimundo de Souza, fiscal federal agropecuário, explicou que a classe está operando até 70% da demanda diária.

- A categoria assinou um acordo com o governo federal garantindo que trabalharemos em estado de greve até o próximo dia 16, quando será apresentada a nova proposta. Se não estiver de acordo com as reivindicações, retomaremos a greve - informou.

De acordo com Souza, 3 mil contêineres estão à espera de fiscalização entre as áreas portuária e retroportuária. Em 10 dias, a situação deverá ser normalizada. O alívio às empresas que trabalham em torno da atividade portuária em Itajaí foi imediato com o retorno ao trabalho dos fiscais federais agropecuários.

O coordenador da Câmara do Porto da Associação Empresarial de Itajaí (Acii), Fabrício Gomes Philipi, explicou que os reflexos do retorno dos fiscais ao trabalho só será sentido na próxima semana. Com a retomada do ritmo de produção na agroindústria, o coordenador da Câmara do Porto espera que os armazéns de contêineres cheios tornem a receber mercadorias, especialmente a carne congelada, item que corresponde a quase 50% das exportações no Porto de Itajaí.

Segundo o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarnes), Ricardo Gouvêa, há um acompanhamento do fechamento das negociações. O sindicato também pede aos parlamentares que continuem intermediando os diálogos até que a negociação entre governo e fiscais.

- Se não houver acordo, voltaremos com greve - diz o fiscal Edimardo Raimundo de Souza, do porto de Itajaí.

Embora o pedido do Sindicarnes para que os fiscais agropecuários trabalhassem durante o fim de semana não tenha sido atendido, Gouvêa afirmou que os fiscais estão adiantando todas as atividades possíveis. Outra expectativa é que hoje pela manhã alguns fiscais também trabalhem.