Bovespa recebe 14 empresas em julho

Veículo: Gazeta Mercantil
Seção: Finan?as
Página: B2

Dentre as estréias de sexta-feira, Springs tem o melhor desempenho com alta de 1,58%. Três empresas começaram a ser negociadas no último pregão da semana na Bovespa. Ao Novo Mercado chegaram Providência e Springs Global. Já a Multiplan aderiu ao Nível 2 de Governança Corporativa. Dentre os três papéis, o melhor desempenho foi registrado pelas ações da Springs que, negociadas sob o código SGPS3, fecharam cotadas a R$ 19,30, o que representa uma alta de 1,58% em relação aos R$ 19,00 que foi o preço de emissão. Já as ações de Providência (PRVI3) fecharam ao preço de R$ 14,95.O preço de emissão do papel foi fixado em R$ 15,00 e a Multiplan (MULT3) ficou cotada a R$ 24,22.  A Providência Indústria e Comércio, que atua no segmento de não-tecido e tubos e conexões, levantou R$ 468 milhões com sua oferta primária de ações.
Springs Global
A empresa têxtil Springs Global Participações, resultado da fusão da Coteminas com a norte-americana Springs, movimentou R$ 570 milhões com a oferta primária e secundária de ações de 30 milhões de ações ordinárias. Já a Multiplan é a terceira administradora de shopping centers a ir a mercado. Já estão listadas a Iguatemi e a BR Malls. A oferta da companhia, que administra 13 shopping centers no Brasil, movimentou mais de R$ 923 milhões. O preço por ação ficou em R$ 25, piso da estimativa de preço que oscilava até R$ 33 por papel.
Novas estréias
O movimento de empresas rumo a Bovespa continua neste final de mês. Hoje é a vez da estréia da Estácio Participações e da General Shopping.  Assim, sobe para 46 o total de ofertas públicas iniciais de 2007. Ao todo foram feitas 14 ofertas em julho, que movimentaram mais de R$ 15 bilhões. De acordo com dados da CVM, as ofertas de ações (iniciais e de empresas já negociadas) movimentaram mais de R$ 40,2 bilhões neste ano.  Banrisul, instituição que já é listada em Bolsa e que agora chega ao nível 1 de Governança Corporativa, encerra o mês com uma distribuição de ações que movimentou cerca de R$ 2 bilhões.  Com a oferta, a Estácio captou R$ 447 milhões. O preço de emissão foi fixado em R$ 22,50, cifra 30% inferior ao piso da estimativa de preços, que oscilava entre R$ R$ 32,50 e R$ 42,50.  A General Shopping Brasil, quarta empresa de administração de shopping centers a abrir o capital, levantou R$ 273 milhões com sua oferta primária de ações. O preço de emissão foi fixado em R$ 14, piso da estimativa, que oscilava entre R$ 14 e R$ 18.  Com a oferta de 19,5 milhões de ações ordinárias, a General Shopping passará a fazer parte do Novo Mercado, mais elevado grau de Governança Corporativa da Bovespa. Os papéis da empresa chegam à Bovespa para ser negociada sob código GSHP3.