Grupo Marisol reverte preju?zo com lucro de R$ 538 mil

Veículo: Gazeta Mercantil
Seção: Indústria
Página: C5

A indústria de vestuário Marisol, sediada em Jaraguá do Sul (SC), informou ontem ter revertido o prejuízo de R$ 2,39 milhões registrado no segundo trimestre de 2006, para lucro líquido consolidado de R$ 538 mil ao final de junho. No semestre, porém, foi registrada uma queda de 56,8% nos ganhos, em comparação aos seis primeiros meses do ano passado, para R$ 1,57 milhão. Segundo a companhia, o resultado foi afetado principalmente pelo aumento do custo dos produtos vendidos. A participação destes custos na receita líquida de vendas subiram de 66,6% para 70,4% de abril a junho em relação a igual período de 2006. Na comparação dos semestres, a elevação foi de 62,6% para 66,5%. 'Como principais fatores que impactaram o aumento destacamos o reajuste dos salários que tem sua data base em maio, com os conseqüentes reflexos sobre os encargos sociais', afirmou a empresa, em comunicado ao mercado. Também impactaram nos resultados custos do processo de absorção da produção da Rosa Chá, da qual o grupo possui 75% desde março do ano passado, e despesas extraordinárias de cerca de R$ 3,9 milhões decorrentes de medidas de reestruturação operacional para melhorar a produtividade da companhia.  A receita bruta de vendas subiu 5,7% no segundo semestre ante mesmo período de 2006, para R$ 102,23 milhões. Em relação ao trimestre anterior, porém, houve queda de 3,7% devido à sazonalidade. Com isso, as vendas semestrais somaram R$ 208,43 milhões, 2,8% acima do faturado de janeiro a junho de 2006. Já a receita líquida subiu 3,3% no segundo semestre e 1,9% no semestre, na comparação com iguais períodos do ano passado, atingindo R$ 76,46 milhões e R$ 161,74 milhões, respectivamente.  No semestre foram investidos R$ 15,7 milhões nas diversas empresas do grupo, cerca de 55% do novo valor de R$ 28,5 milhões programado para este ano. Cerca de R$ 6 milhões foram destinados à modernização dos parques fabris com a aquisição de equipamentos.