Varejo j? emite mais cart?es que os bancos

Veículo: Estado de São Paulo
Seção: Economia
Página: B9

O comércio varejista vai se consolidar neste ano como o maior emissor de cartões de crédito do País, com 127 milhões de unidades, ante 91 milhões dos bancos, estima a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). A Casas Bahia emitiu 1,2 milhão de cartões, conforme levantamento da consultoria Boanerges & Cia, a pedido do Estado. A C&A emitiu 900 mil cartões no primeiro semestre, totalizando 16 milhões, a maior entre as redes. Em seguida estão as 700 mil unidades da Lojas Renner. 'Com a inflação em baixa, muitos clientes da classe C ganharam poder de compra. São eles que hoje estão entrando mais no mercado', diz o diretor-administrativo e de Relações com investidores da Renner, José Carlos Hruby. O executivo conta que, no próximo ano, a empresa poderá ampliar o uso do cartão próprio, hoje restrito às lojas da rede. Desde o seu lançamento, há um ano e meio, o cartão da Casas Bahia, uma parceria com o Bradesco, já podia ser utilizado em outros estabelecimentos. Até o fim do ano, a rede deve emitir 3,7 milhões de cartões. 'O fator mais relevante desse mercado é a maior participação da classe C. O cartão está se expandindo para novos segmentos do varejo, como o regional, em cidades no interior e em nichos, como táxis e feiras', explica o sócio-diretor da Boanerges & Cia, Boanerges Ramos Freire. O levantamento também faz o ranking dos cartões de rede, emitidos por varejos regionais, que estão ampliando a utilização de seu cartão sem bandeira. Até o primeiro semestre, o Hipercard, cartão de fidelidade lançado para a rede Bompreço, emitiu 7,5 milhões de unidades. A administradora de cartão Sorocred, do interior paulista, emitiu 3 milhões de cartões até o primeiro semestre. A Policard, de Minas Gerais, vem em terceiro lugar, com 2 milhões de unidades. Há duas semanas, a empresa mineira vendeu 25% de suas ações para a Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, mas o valor não foi revelado. Segundo o presidente da Policard, Humberto Carneiro, o objetivo é lançar ações em bolsa daqui a dois anos. O cartão foi criado para oferecer antecipação de salário aos trabalhadores de 31 empresas de distribuição de veículos. 'Os bancos têm interesse em financiar esse mercado, por meio de parcerias e aquisições, pela facilidade na aquisição de informações sobre o perfil desses consumidores. Com isso, oferecem serviços financeiros com um risco reduzido a uma parcela que não tem acesso a bancos', diz Fabricio Winter, da Boanerges. O Bradesco está desenvolvendo produtos para esse público, contou o diretor-executivo do banco, Paulo Isola.