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Tecnoblu produz 60 milh?es de etiquetas, tags e aviamentos em 2007

Veículo: Noticenter
Seção: Moda
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Uma empresa fashion. É essa a impressão que se tem ao chegar a Tecnoblu. As paredes de cores vibrantes e os móveis com design diferenciado trazem a sensação de estar entrando numa fábrica de moda. E não é para menos. O investimento em criatividade e inovação fizeram com que marcas como Colcci, Rosa Chá, Carmim, Ellus, Alexandre Herchcovitch, Osklen, Replay, Energie, Puma optassem pela blumenauense para produção das etiquetas, tags e complementos decorativos para seus produtos. Além da mudança de sede que aumentou em 60% a capacidade produtiva, em janeiro desse ano a Tecnoblu assumiu um novo slogan: Your ID. Em entrevista ao Noticenter, o diretor Cristiano Buerger: “O Your ID veio para mostrar aos nossos clientes que os trabalhos da Tecnoblu vão além das etiquetas. Nosso objetivo é trabalhar toda a identidade da marca através dos acessórios que produzimos”, afirma. Essa mudança deve ser uma das responsáveis crescimento de 34% em termos de faturamento em relação a 2006. A Tecnoblu tem mais de 60% do market-share do chamado Jeanswear Prêmiun – aquelas marcas que apresentam alto valor agregado ao produto e uma produção em menor quantidade. São destinados a essas marcas as 60 milhões de etiquetas, tags e aviamentos e os 600 mil metros de cadarços, tecidos especiais e galões produzidos anualmente. Os planos de crescimento agora serão direcionados ao mercado de jeans volume. "Nossa empresa é líder no fornecimento das grandes marcas nacionais e regionais de jeanswear. Investimos em novas tecnologias produtivas que permitirão também brigarmos pela liderança junto aos clientes jeanswear de volume, pois nossos produtos despertam desejo de consumo", destaca Cristiano.
EXPORTAÇÃO
Segundo o diretor Edmur Polli, o conceito fashion aliado à qualidade dos produtos foram os grandes responsáveis pelo fechamento do contrato com a gigante Kenzo – que pertence ao grupo francês LVMH, um dos maiores produtores de moda do mundo. “Estamos muito contentes com esse trabalho. Ele representa a entrada definitiva da Tecnoblu no mercado europeu”, destaca.
BOOKS DE TENDÊNCIA
Diferente de outras empresas que atuam com acessórios têxteis, a Tecnoblu lança este ano cinco books de tendência. “É importante que nós possamos mostrar o trabalho de inovação e pesquisa que é feito durante todo o ano, e não só em épocas dos tradicionais lançamentos outono/inverno e primavera/verão”, assinala Cristiano. O último book lançado pela empresa chama-se Edição Limitada 2, que apresenta mais de 80 novos produtos da linha alto verão 2007. “Tudo é desenvolvido aqui, através de pesquisas que vão desde o material ao desenho propriamente dito”, explica o diretor.
DESIGN E CRIAÇÃO
Dos 138 colaboradores diretos da Tecnoblu, 12 são designers – oito com formação na própria empresa. “O design é o responsável pela ascensão e evolução da moda”, afirma Cristiano. Design é, também, um dos setores que está presente no Estúdio Tecnoblu – um laboratório de criação focado no desenvolvimento de produtos para identificação, personalização e diferenciação de peças através dos produtos da empresa. Participam também estilistas, diretores de arte, grafiteiros e profissionais de marketing. “O ET trabalha desde a conceituação das linhas até o desenvolvimento dos produtos e processos. A regra é inovar, sempre”, finaliza o diretor.
AUDITÓRIO NA FÁBRICA
Os funcionários de todas as áreas da Tecnoblu devem estar antenados as melhorias em seus processos de produção. A empresa só cria, vende e cresce graças a criatividade e atualização de seus colaboradores. Para incentivar a formação e a informação em sua equipe, a empresa montou um auditório dentro da própria fábrica. "O espaço tem isolamento acústico e deve ser usado tanto pelo setor de criação quanto da produção para palestras e eventos de atualização", finaliza Edmur.
SC MODA CONTEMPORÂNEA: A MODA COMO ESTRATÉGIA
Cristiano Buerguer, diretor da Tecnoblu, é um dos grandes incentivadores do projeto Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC). O programa, único na América Latina, tem como objetivo o reconhecimento de talentos e a capacitação dos profissionais que trabalham com moda no estado. Um dos pontos fortes do programa é a aliança entre 14 instituições de ensino superior que oferecem cursos de moda e 13 indústrias do estado. “Os estudantes podem acompanhar o funcionamento das empresas e criar uma coleção nos moldes internacionais para as marcas participantes”, explica Cristiano. São realizados uma palestra e um workshop por mês. Nomes como Irmãos Campana, Roberto Stern (H.Stern), Glória Kalil, Ozires Silva (Embraer), MIchael Klein (Casas Bahia) participam dos eventos realizados pelo SCMC. "Queremos que toda nossa cadeia têxtil tenha um novo olhar para o futuro, baseado na forte reflexão sobre o design como instrumento de mudança para o resultado das nossas empresas e também para a inovação nos conceitos da gestão", afirma Cristiano. Participam desses eventos alunos, rofessores, empresários e colaboradores das empresas. “O projeto é o divisor de águas da moda catarinense. Com ele, o estado mostra que tem atitude no que diz respeito à profissionalização e capacitação profissional no setor”.


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