Produção de jeans movimenta cidade

Veículo: Gazeta Mercantil
Seção: Gazeta Do Brasil
Página: B15

Toritama, com 2,5 mil indústrias, tem uma participação da ordem de 16% na produção nacional. Com toda a sua população basicamente mobilizada desde os anos 70 para a fabricação de roupas em tecidos índigo, a cidade pernambucana de Toritama, a 170 km do Recife, realizará o sétimo festival anual de jeans entre os próximos dias 12 e 20 de maio, voltado para vendas no atacado e varejo. A população, segundo dados do Sebrae, conseguiu driblar a aridez da região e vencer a seca com máquinas de costura, e a cidade é considerada um exemplo de empreendedorismo. Atualmente é responsável por 16% da produção nacional de jeans em 2,5 mil indústrias, a maioria domésticas, com mais de 25 mil empregados diretos. Só perde para a produção de jeans na região do Brás, em São Paulo. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae/PE, Toritama produz 60 milhões de peças em jeans/ano, o que corresponde a um faturamento anual de R$ 453 milhões. Segundo o IBGE, o crescimento do PIB do município entre 1991 e 2000 foi de 42%, enquanto Pernambuco cresceu 30% e o Brasil, 31%, no mesmo período. A cadeia produtiva do jeans inclui o setor de lavanderia, produtos químicos e 10 mil fabriquetas, a maioria com mão-de-obra familiar, onde as etapas de confecção das peças são divididas. Em cinco anos de história, o festival anual de Toritama já atraiu 1,5 milhão de visitantes. Para a nova edição, a expectativa de crescimento é de 20%. "O nosso principal foco será o consumidor final. Pretendemos fechar importantes negócios e consolidar parcerias futuras", explicou Nelson Fernandes, da Enpal, que organiza o evento em parceria com a Associação Comercial de Toritama (Acit), prefeitura, Parque das Feiras, empresários e industriais do segmento têxtil. Este ano o festival terá mudanças na estrutura. Uma delas é a integração ao Parque das Feiras de Toritama, um dos maiores centros de confecções do Nordeste. Além disso, haverá 50 stands para comercialização em pronta entrega dos lançamentos que serão apresentados ao público durante os desfiles, realizados diariamente. Os desfiles serão itinerantes: lojistas e fabricantes poderão mostrar a coleção para o consumidor a qualquer hora. Na passarela, este ano aberta ao público, serão montadas duas arquibancadas, com capacidade para 1,5 mil pessoas. Durante o festival, haverá shows, encontro de motociclistas e um espaço para o museu do jeans, que vai contar a história da peça mais utilizada do guarda-roupa mundial. Nelson Fernandes lembra que o jeans trouxe oportunidades de emprego e renda para os moradores de Toritama e da região. A cidade de 22 mil habitantes anda na contramão do desemprego. Em relação ao número de habitantes, 91,7% estão empregados, conforme o IBGE. A grande procura de mão-de-obra acabou atraindo moradores de cidades vizinhas que trabalham em Toritama e retornam à noite. Uma visita às fábricas revela a presença de trabalhadores que moram nas cidades próximas de Surubim e Vertentes, entre outras da região, atraídos pela oportunidade de emprego. Segundo o Sebrae, a média salarial da cidade é de R$ 700,00. "Aqui em Toritama, as oportunidades são muitas. Todo mundo ganha, do dono ao empregado", disse o presidente da Acit, Nieliton Martins. Um exemplo do que acontece em Toritama é a história do comerciante Luciano Farias Cavalcanti. Natural de Arcoverde, no sertão, conseguiu emprego como gerente em uma das maiores lavanderias da cidade, a Mamute. Depois de sete anos como funcionário, resolveu abrir o próprio negócio. Agora comanda uma lavanderia e 50 funcionários. "A diferença de Toritama para outras cidades é a garra desse povo, capaz de vencer as dificuldades numa região difícil como a nossa. Tive coragem de me tornar patrão e estou muito feliz", disse. Luciano fez parte no fim do ano passado da missão empresarial do Sebrae/PE que levou empresários da região para conhecer a produção de jeans em Jaraguá, no estado de Goiás. Este ano também foi à Fenatec, a maior feira de confecções do Brasil. "O Sebrae/PE tem tido papel decisivo na qualificação da mão-de-obra local e no intercâmbio dos empresários do setor. Nosso objetivo é colocar o jeans produzido em Toritama em condições de competir em iguais condições com o jeans produzido no restante do País, porque preço, força de vontade e garra eles têm de sobra", destacou Laudemiro Ferreira, consultor do Sebrae/PE.