Têxtil também é afetada

Veículo: Gazeta Mercantil
Seção: Agronegócios
Página: C7

A preocupação dos produtores em relação ao câmbio também afeta a indústria têxtil. No ano passado, o setor registrou déficit comercial de cerca de US$ 60 milhões e apenas nos dois primeiros de 2007 a conta já está negativa em US$ 80 milhões. Ou seja, no bimestre o déficit é superior a toda a perda na balança comercial do ano passado. Em janeiro e fevereiro de 2006, a indústria têxtil acumulava superávit de US$ 34 milhões. O dólar está favorecendo a importação de matéria-prima e de produtos têxteis e as estimativas são que de cada tonelada que entra legalmente, outras duas sejam contrabandeadas. "Com isso, falta mercado para o produtor nacional", diz Miguel Biegai Júnior, analista da Safras & Mercado. A safra de algodão desta temporada será mais de 30% superior à colheita anterior, enquanto o consumo pode ser até 5% menor. Se os produtores de algodão estão pedindo ajuda, a indústria têxtil nacional também irá se mobilizar. No próximo dia 18 a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), o Sindicato das Indústrias Têxteis (Sinditêxtil) e a Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (Abrafas), em parceria com sindicatos patronais e dos trabalhadores e federações industriais realizam ato no Congresso Nacional. Um dos pleitos do setor é o aumento da Tarifa Externa Comum (TEC) para 35%. O setor quer também que seja aumentada a fiscalização sobre as importações, feitos acordos comerciais com os principais clientes mundiais e a indústria seja desonerada. No ato, a cadeia industrial deve apresentar um projeto de lei - Super Simples - enfocando desde a pequena empresa até as grandes.