Rhodia investe R$ 11 milhões para ampliar produção de sílica especial

Veículo: Valor Econômico
Seção: Empresas
Página: B7

A Rhodia, fabricante de especialidades químicas de origem francesa que voltou a dar lucro em 2006 em suas operações globais, está terminando um investimento de cerca de R$ 11 milhões (? 4 milhões) para elevar sua produção de sílica na América do Sul. Os recursos estão sendo aplicados na eliminação de gargalos de produção em duas unidades fabris, uma localizada em Paulínia, na região de Campinas (SP), e a outra em Barquisimeto, na Venezuela. Juntas, a capacidade das unidades será ampliada em cerca de 20%, atingindo a produção total de 55 mil toneladas de sílica por ano. O produto, usado em diversas aplicações, desde pneus, cremes dentais e alimentos, confere propriedades de elasticidade e abrasividade aos materiais. "Toda a capacidade que está sendo adicionada é de um tipo de sílica de alta performance", explica o diretor da Rhodia, Marcos Curti. A intenção da companhia é fornecer a sílica de alta dispersabilidade (HDS, na sigla em inglês) à indústria de pneus em substituição ao negro do fumo, um derivado do petróleo. Os fabricantes de pneus estão em expansão para acompanhar as exportações de veículos da indústria automobilística. Nos anos 90, os fabricantes de pneus na Europa tiveram de se adaptar as regras ambientais mais rigorosas de modo a reduzir a quantidade de emissão de CO2. Daí nasceu a idéia de uso da sílica de alta performance nos pneus, criando o conceito de "pneu verde". De acordo com Curti, o uso desta sílica diminui a resistência de rolamento do pneu no asfalto, o que reduz o consumo de combustível e, por tabela, a quantidade de emissões de poluentes. Além dos fabricantes de pneus, a empresa também dirigirá parte da produção para os fabricantes de calçados (solados transparentes de borracha) e de cremes dentais. Em 2006, os negócios da divisão de sílica representaram 9% das vendas globais da companhia francesa, que somaram ? 4,8 bilhões. Além das unidades na América do Sul, a Rhodia possui mais cinco fábricas dedicadas a produção deste material. A fabricante disputa o mercado mundial de sílica com a alemã Degussa, mas lidera com folga no Brasil.